Contrariando o “velho do Restelo”: análise global e componentes das atitudes em relação à estatística em professores Portugueses

  • José Alexandre Martins Instituto Politécnico da Guarda
  • Assumpta Estrada Universitat de LLEIDA
  • Maria Manuel Nascimento Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: escala, atitudes em relação à estatística, análise components, fiabilidade

Resumo

É necessário conhecer as atitudes dos professores em relação à Estatística, no sentido de entender melhor a sua predisposição e comprometimento para com o processo de ensino e aprendizagem e a sua formação. Assim, este estudo com 1098 docentes do 1º e do 2º ciclo do ensino básico centra-se na medição das atitudes em relação à Estatística e na análise das respetivas componentes, usando uma escala testada e com boas características psicométricas, EAEE. Concluiu-se que a atitude em relação à estatística por parte dos professores inquiridos foi, em geral, positiva, tanto a nível global, como das componentes.

Publicado
2018-12-13
Como Citar
Martins, J. A., Estrada, A., & Nascimento, M. M. (2018). Contrariando o “velho do Restelo”: análise global e componentes das atitudes em relação à estatística em professores Portugueses. Indagatio Didactica, 10(4), 133-146. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11169
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática