Decisões pedagógicas dos professores e desenvolvimento de práticas epistémicas dos alunos

  • Carla A. Santos Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Joaquim Bernardino Lopes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
  • José Paulo Cravino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
Palavras-chave: decisões pedagógicas, práticas epistémicas, narrações multimodais, mediação do professor, desenvolvimento profissional

Resumo

Neste trabalho pretendemos evidenciar as relações entre as decisões pedagógicas adotadas pelo professor, na sala de aula de Ciências e Tecnologia, e o desenvolvimento de trabalho epistémico dos alunos. O foco desta investigação é a identificação de traços da mediação do professor relativos às decisões por ele adotadas, durante a sua ação pedagógica, e na compreensão da influência que tais decisões podem ter no desenvolvimento de práticas epistémicas por parte dos alunos. Para tal, levamos a cabo estudos de caso, envolvendo professores do ensino secundário e do ensino superior, adotando a metodologia de análise de conteúdo de Narrações Multimodais relativas aulas por eles lecionadas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Santos, C. A., Lopes, J. B., & Cravino, J. P. (2018). Decisões pedagógicas dos professores e desenvolvimento de práticas epistémicas dos alunos. Indagatio Didactica, 10(4), 119-132. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11165
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática