Sítio do pica-pau amarelo: uma atividade de estatística no 2.º ciclo do ensino básico português

  • Maria Manuel Nascimento Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Marlúbia de Paula Pontificia Universidade Católica do RS
  • Paula Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: estatística, aprendizagem, educação básica

Resumo

Este trabalho apresenta como uma aluna do 5º ano de escolaridade de uma escola pública em Portugal resolveu o trabalho de férias de estatística usando o seu quotidiano como ponto de partida para a abordagem dos conteúdos. A metodologia é qualitativa, pois queríamos efetuar uma análise da atividade realizada do ponto de vista de ato pedagógico e registar aspetos do seu enfoque semiótico. A contribuição deste trabalho verifica-se no facto de que uma atividade de educação básica, sendo realizada num contexto de reconhecimento do aluno também pode facilitar essa aprendizagem dos conteúdos.

Publicado
2018-12-13
Como Citar
Nascimento, M. M., Paula, M. de, & Catarino, P. (2018). Sítio do pica-pau amarelo: uma atividade de estatística no 2.º ciclo do ensino básico português. Indagatio Didactica, 10(4), 107-117. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11163
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática