Prática de ensino de um professor de matemática relativa a sistemas de equações

  • Isabel Teixeira Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul
  • Cecília Costa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
  • Paula Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
  • Maria Manuel Nascimento Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Palavras-chave: prática de ensino, sistemas de equações, resolução de problemas, manual adotado

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar aspetos da prática de ensino de um professor de Matemática, relativa a Sistemas de Equações no ano letivo de 1989/1990. Os dados foram recolhidos a partir das orientações curriculares oficiais, do manual adotado, do caderno diário de um aluno e da entrevista efetuada ao professor. Procedeu-se à análise de conteúdo e ao cruzamento dos dados. O estudo considerado mostra que as aulas do professor foram marcadas por um estilo de ensino expositivo, baseado na resolução de exercícios e no manual.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Teixeira, I., Costa, C., Catarino, P., & Nascimento, M. M. (2018). Prática de ensino de um professor de matemática relativa a sistemas de equações. Indagatio Didactica, 10(4), 67-78. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11157
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática