Práticas de ensino para o envolvimento e as práticas epistémicas dos alunos no trabalho experimental

  • Ana Edite Cunha Escola S/3 de S. Pedro - Vila Real
  • Joaquim Bernardino Lopes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
Palavras-chave: trabalho experimental, envolvimento produtivo, tarefa, práticas epistémicas

Resumo

Estudou-se a prática de um professor, no contexto do trabalho experimental, em aulas de ciências físicas. Foi seguida uma metodologia de investigação longitudinal de natureza qualitativa. A análise dos dados foi feita levando em conta as dimensões determinadas pela análise teórica. As alterações na mediação do professor foram suficientes para ter consequências nas práticas epistémicas (PE) dos alunos e no seu envolvimento produtivo.
Os resultados mostram que as características da mediação do professor mais relevantes para promover o envolvimento produtivo dos alunos são a autoridade dada aos alunos e a manutenção da tarefa como um desafio.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Cunha, A. E., & Lopes, J. B. (2018). Práticas de ensino para o envolvimento e as práticas epistémicas dos alunos no trabalho experimental. Indagatio Didactica, 10(4), 45-56. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11151
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática