As múltiplas representações em tarefas e a conexão de conteúdos de matemática: perceções em um curso de formação contínua de professores

  • Daniella Assemany Universidade do Porto
  • Cecília Costa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • António Machiavelo Universidade do Porto
Palavras-chave: múltiplas representações, conexões, tarefas matemáticas

Resumo

Este trabalho de investigação pretende contribuir para a discussão sobre as múltiplas representações em tarefas matemáticas. Oferecemos uma oficina de formação contínua para professores, onde eles elaboraram tarefas exploratórias, estruturadas em torno da conexão de conteúdos, e aplicaram-nas em suas turmas nos ensinos básico e secundário, numa atividade colaborativa. A recolha de dados foi efetuada por entrevistas semiestruturadas e focus groups com os formandos, incluindo a produção dos seus alunos, optando-se pela análise de conteúdo como método para análise. Os resultados deste estudo de caso mostraram que os formandos reconhecem as representações múltiplas como uma mais-valia para a aprendizagem.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Assemany, D., Costa, C., & Machiavelo, A. (2018). As múltiplas representações em tarefas e a conexão de conteúdos de matemática: perceções em um curso de formação contínua de professores. Indagatio Didactica, 10(4), 31-44. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11147
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática