O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores de física e química para o uso de múltiplas representações no ensino da física

  • Teresa Conceição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Mónica Baptista Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Estudo de aula, Formação inicial de professores, múltiplas representações no ensino da física, energia cinética

Resumo

Esta investigação teve como objetivo conhecer as aprendizagens dos futuros professores sobre o uso das múltiplas representações no ensino da energia cinética de um corpo, num estudo de aula. Os participantes foram três futuros professores de física e química. O estudo de aula decorreu numa unidade curricular do segundo ano do seu mestrado. Os resultados mostraram que os futuros professores usaram as múltiplas representações permitindo aos alunos compreender a relação de proporcionalidade direta entre a energia cinética e a massa e a relação qualitativa da energia cinética com a velocidade.

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Publicado
2018-12-13
Como Citar
Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. da. (2018). O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores de física e química para o uso de múltiplas representações no ensino da física. Indagatio Didactica, 10(4), 21-30. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11145
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática