Educação inclusiva no âmbito da formação de professores de ciências: um estudo de trabalhos realizados em universidade brasileira do interior do estado de São Paulo

  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos
  • Sandra Regina Alves Siqueira Universidade Federal de São Carlos
  • José Tarcísio Franco de Camargo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal
  • Osório Augusto de Souza Neto Universidade Federal de São Carlos
  • Eder Pires de Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: formação de professores, educação inclusiva, ensino de ciências, educação especial

Resumo

Este artigo apresenta etapas da investigação sobre a compreensão de inclusão presente em trabalhos realizados em uma universidade brasileira do interior do estado de São Paulo, em uma perspectiva inclusiva, considerando o ensino de ciências e deficiência visual. São analisadas pesquisas que apresentam atividades, conteúdos ou metodologias de ensino para alunos com deficiência visual. Os resultados indicam barreiras e potencialidades encontradas nas investigações. Partindo da técnica de análise discursiva textual, conclui-se que as investigações atualmente estão pautadas em fundamentos legais adequados às diretrizes da educação inclusiva. Todavia, diversas barreiras sociais constituem pontos que ainda precisam ser vencidos.

Publicado
2018-12-13
Como Citar
Veraszto, E. V., Siqueira, S. R. A., Camargo, J. T. F. de, Neto, O. A. de S., & Camargo, E. P. de. (2018). Educação inclusiva no âmbito da formação de professores de ciências: um estudo de trabalhos realizados em universidade brasileira do interior do estado de São Paulo. Indagatio Didactica, 10(4), 7-19. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11143
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática