Interações sociais e desempenho motor: um estudo com crianças entre os 2 e os 5 anos

  • Sara Marcelino Universidade de Aveiro
  • Rui Neves Universidade de Aveiro
Palavras-chave: interações sociais, desempenho motor, crianças

Resumo

O presente estudo investigou a associação entre as interações sociais e as práticas de atividades motoras, analisando como as interações entre as crianças se interrelacionam com o desempenho motor de crianças em idade pré-escolar. Envolvemos 15 crianças com idades compreendidas entre os dois e cinco anos de idade, de uma instituição particular de solidariedade social, sediada em Aveiro. Para a avaliação das interações sociais foi utilizado um conjunto de parâmetros adaptados de dois estudos (Lemos, E., Salomão, N., Agripiano-Ramos, C., 2014; Lucisano, R., Pfeifer, L., Pinto, M., Gomes, A et al., 2011) e para avaliar o desempenho motor utilizaram-se alguns subtestes motores da bateria Test of Gross Motor Development – 2 (TGMD-2). O estudo foi realizado ao longo de cinco semanas em que se desenvolveram atividades promotoras do desempenho motor e das interações entre as crianças. Os resultados evidenciaram alterações nos comportamentos das crianças e no desempenho motor da maioria destas crianças.

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Publicado
2018-12-19
Como Citar
Marcelino, S., & Neves, R. (2018). Interações sociais e desempenho motor: um estudo com crianças entre os 2 e os 5 anos. Indagatio Didactica, 10(5), 189-198. https://doi.org/10.34624/id.v10i5.11131
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática