Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso

  • Dulce Melão Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu; Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI)
  • Ana Isabel Silva Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu; Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI)
  • João Paulo Rodrigues Balula Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu; Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI)
Palavras-chave: formação, representações, leitura, educação social

Resumo

Este estudo procura identificar e caracterizar as representações da leitura de estudantes a frequentar um 1.º Ciclo de estudos em Educação Social, indagando o papel que desempenham no âmbito da sua formação e o modo como se poderão repercutir nas suas práticas educativas.
Face aos objetivos elencados, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 52 estudantes inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto (1.º ano, 1.º semestre, ano letivo de 2015-2016). Quanto aos instrumentos e procedimentos adotados, recorremos a 52 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular e a 52 reflexões individuais entregues no final da mesma. Foi privilegiada a análise de conteúdo, com recurso à elaboração de categorias a posteriori.
Depreendemos que os estudantes valorizavam a leitura, privilegiando sobretudo o romance e, cumulativamente, os jornais e as revistas. Foi possível inferirmos que a maioria dos estudantes encarava a leitura sobretudo como forma de alargamento dos seus conhecimentos e, em menor grau, como modo de entretenimento. O cruzamento das suas representações da leitura (iniciais e finais) permitiu-nos concluir que a unidade curricular teria contribuído para que evoluíssem, nomeadamente no que respeita à associação da leitura à partilha e ao prazer.
Face à relevância da leitura no seu percurso de formação e no exercício da sua profissão, entendemos ser importante realizar mais estudos que possibilitem o aprofundamento das representações que os estudantes têm da mesma, pelo seu contributo para o redesenho curricular de tal percurso formativo.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
Melão, D., Silva, A. I., & Balula, J. P. R. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica, 10(5), 111-127. https://doi.org/10.34624/id.v10i5.11123
Secção
Supervisão