Laboratórios de Ciências: análise diagnóstica em escolas públicas portuguesas

  • Ana V. Rodrigues Universidade de Aveiro
  • Ana Sofia Sousa Universidade de Aveiro
  • Mariana Almeida Universidade de Aveiro
  • Joana Paiva Universidade de Aveiro
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro
  • Patrícia João Universidade de Aveiro
  • Fernanda Couceiro Universidade de Aveiro
Palavras-chave: educação em ciências, laboratórios de ciências, avaliação, gestão de recursos

Resumo

O presente trabalho enquadra-se no domínio da Educação em Ciências e foca-se na identificação, avaliação e apresentação de propostas para a melhoria dos espaços didáticos de ciência, dada a sua importância para a construção do conhecimento científico e para o desenvolvimento de capacidades associadas ao trabalho prático.Este estudo assumiu um paradigma sócio-crítico de natureza mista para identificar, descrever, aferir e melhorar as infraestruturas destinadas à realização do trabalho prático de ciências, particularmente de índole experimental e laboratorial, nos 152 estabelecimentos de ensino público (do Pré-escolar ao Ensino Secundário) que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Portugal.
Os resultados evidenciam que a organização dos laboratórios de ciências parece não potenciar o trabalho colaborativo entre os/as alunos/as. Relativamente aos recursos materiais para o ensino prático de ciências, verificou-se que, apesar da sua diversidade, estes são, por norma, insuficientes para a utilização simultânea por diferentes grupos de trabalho, como desejável. Verificou-se, ainda, a ausência de alguns equipamentos de proteção e emergência considerados vitais para a segurança da comunidade escolar.
Os principais contributos deste estudo relacionam-se com a perceção da realidade dos espaços escolares destinados às ciências e com a apresentação de propostas para a sua melhoria. As conclusões incitam à reflexão, por parte dos agentes educativos, sobre o estado atual e a relevância para a qualidade das aprendizagens em ciências dos laboratórios de ciências escolares que devem ser alvo de uma criteriosa e cuidada planificação, construção e apetrechamento. 

Publicado
2018-12-19
Secção
Avaliação em educação