Avaliação Educacional nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, Brasil (1992-2012)

  • Regilson Maciel Borges Universidade do Oeste Paulista
Palavras-chave: avaliação educacional, cadernos de pesquisa da fundação Carlos Chagas, análise bibliométrica

Resumo

O artigo analisa a produção sobre avaliação educacional publicada, no período de 1992 a 2012, pelo periódico científico Cadernos de Pesquisa editado pela Fundação Carlos Chagas, instituição brasileira especializada na realização de concursos e pesquisas na área educacional.
A metodologia consistiu na categorização do material à luz dos estudos bibliométricos e na sua organização por meio da análise de conteúdo. Foram selecionados 214 artigos de um universo de 811 trabalhos publicados no período. O artigo encontra-se estruturado em três momentos, no primeiro apresenta-se as pesquisas sobre avaliação educacional em periódicos científicos brasileiros, no segundo descreve-se o percurso metodológico da pesquisa e no terceiro são apresentados os resultados do trabalho, por meio do seu mapeamento e distribuição em categorias temáticas. A pesquisa mostra que a revista é uma publicação eminentemente brasileira, tendo sua produção oriunda de instituições e centros de pesquisa localizados na região sudeste do país. O foco das discussões sobre avaliação encontra-se direcionado para as questões relacionadas ao ensino básico. No que diz respeito às principais temáticas abordadas, constata-se um reposicionamento das discussões para novos enfoques que privilegiam aspectos mais gerais da avaliação, com destaque para seus elementos históricos, para a qualidade em avaliação e a escolarização em ciclos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
Borges, R. M. (2018). Avaliação Educacional nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, Brasil (1992-2012). Indagatio Didactica, 10(5), 11-30. https://doi.org/10.34624/id.v10i5.11103
Secção
Avaliação em educação