Línguas na Avenida Lourenço Peixinho em Aveiro: potencial educativo na sensibilização à diversidade linguística e cultural

Palavras-chave: Paisagem linguística, atividades pedagógicas, interdisciplinaridade, diversidade linguística e cultural

Resumo

Reconhecendo o potencial educativo das paisagens linguísticas, o presente artigo propõe-se a: - identificar as línguas estrangeiras presentes na Avenida Lourenço Peixinho em Aveiro (Portugal) e os signos de paisagem linguística em que as línguas aparecem; - propor um conjunto de atividades pedagógicas interdisciplinares que visa uma exploração educativa da paisagem linguística da avenida. De modo a alcançar a consecução destes objetivos, foi conduzido um estudo de caso exploratório, sendo recolhidos dados fotográficos que foram, posteriormente, sujeitos a uma análise de conteúdo. A análise da paisagem linguística da avenida revela que o inglês é a língua estrangeira com maior presença e que a diversidade de línguas é baixa, havendo uma escassa presença de línguas de populações imigrantes em Aveiro, como é o caso do chinês. Este estudo exploratório serviu de base à construção de um conjunto de atividades pedagógicas interdisciplinares (envolvendo as disciplinas de Inglês, Espanhol, História e Geografia) dirigido ao ensino secundário, as quais fornecem algumas sugestões de exploração de paisagens linguísticas como recursos pedagógicos, com o intuito de fomentar nos alunos e na comunidade educativa a consciencialização relativamente à diversidade linguística e cultural.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-12-19
Como Citar
Santos, S., & Pinto, S. (2019). Línguas na Avenida Lourenço Peixinho em Aveiro: potencial educativo na sensibilização à diversidade linguística e cultural. Indagatio Didactica, 11(4), 241-260. https://doi.org/10.34624/id.v11i4.10639
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática