Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências

  • Maria João Macário Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu
  • Cristina Manuela Sá LEIP, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-8768-661X
Palavras-chave: Didática da escrita, Abordagem da ortografia, Erro ortográfico, Estratégias didáticas, Atividades didáticas

Resumo

Neste artigo, propomo-nos apresentar uma revisão de literatura com algumas linhas de trabalho com a ortografia no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrando-a de forma mais lata numa Didática (da escrita). Focamo-nos nesse nível de ensino por ser nele que se inicia a abordagem formal à escrita. Quanto mais cedo o aluno desenvolver a competência ortográfica, mais fácil será a sua automatização. Isso libertá-lo-á de preocupações ortográficas e permitir-lhe-á atender a questões mais profundas, que resolve por meio da competência compositiva. Procurando inverter a tendência para sobre/subvalorizar a ortografia nos textos escritos, é importante conhecer princípios didáticos subjacentes ao ensino e aprendizagem da escrita e refletir sobre estratégias e atividades didáticas que conduzam a um efetivo desenvolvimento de competências nos alunos. É precisamente o que discutimos neste artigo: estratégias e atividades de trabalho com a ortografia, bem como o tratamento do erro ortográfico.

Publicado
2019-12-19
Secção
Desenvolvimento curricular e didáctica