Provas de Aferição em Expressão e Educação Físico-Motora no 1º ciclo em Portugal – expectativas dos professores
Resumo
O presente estudo centra-se sobre as perceções de professores do 1º ciclo do ensino básico (ceb) relativamente às Provas de Aferição de Expressão e Educação Físico-Motora (PAEEFM) realizadas pelos alunos do 2º ano de escolaridade em 2016/2017. Com o papel de aferir o nível de desenvolvimento, desempenho e resposta motora dos alunos, estas provas foram estruturadas em torno de competências de 3 blocos programáticos (Perícias e Manipulações, Deslocamentos e Equilíbrios e Jogos). Para a recolha de dados foi estruturado um questionário submetido a validação prévia, que foi respondido on-line por 239 professores do 1º ceb em exercício de funções em várias zonas do país. Os dados foram tratados em termos de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma reduzida valorização das PAEEFM em simultâneo com uma grande dispersão de opiniões sobre a sua importância. Os professores consideram globalmente os alunos preparados positivamente para as PAEEFM, esperando que estes tenham menos dificuldades no domínio dos “Jogos Infantis”, ao mesmo tempo que a sua grande maioria nada mudou nas suas aulas de EEFM em função da realização das PAEEFM.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0