As Atividades Profissionais Confiáveis como parte da Avaliação de Competências em Prática Clínica: uma revisão integrativa da literatura

  • Maria Dulce Gomes CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • Marília Rua CIDTFF, Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-2353-3072
Palavras-chave: Atividades Profissionais Confiáveis, Competência, Supervisão

Resumo

Em 2005, Ten Cate advoga que as competências podem ser operacionalizadas e avaliadas, ligando-as a atividades profissionais e introduzindo o conceito de atividades profissionais de confiança (Entrustable Professional Activities - EPAs), definidas como unidades de trabalho que permitem a um supervisor clínico confirmar que o estudante está pronto para assumir a responsabilidade por tais atividades. Com o objetivo de compreender a construção e aplicação das EPAs num contexto de avaliação de competências e lançar novas perspetivas da sua aplicação, colocou-se a questão: qual a evidência científica sobre a avaliação de competências em prática clínica baseada em atividades profissionais confiáveis (EPAs)? Conduziu-se uma revisão integrativa da literatura, produzida desde 2005 nas bases de dados – B-on, PubMed, Scopus, EBSCO e Web of Science, utilizando como critérios de inclusão: artigos em português, espanhol ou inglês; textos completos de acesso livre; ar tigos que incluam a expressão em inglês “Entrustable professional activities”. Da pesquisa obtiveram-se 145 artigos, removidos os duplicados. Aplicados os critérios de inclusão/exclusão a lista foi reduzida a 123 artigos. Após a análise ao texto completo, extraíram-se 30 referências cujo conteúdo foi analisado e categorizado, e que apontam para o benefício da utilização das EPA para a construção curricular e adaptação à avaliação de competências. Conclui-se que o conceito de EPA de Olle Ten Cate é replicável para as diferentes especialidades médicas e potencialmente replicável em outras profissões da saúde.

Publicado
2019-12-19
Secção
Avaliação em educação