Perceção dos professores sobre os processos de transferência das aprendizagens na formação contínua

  • Carlos Manuel Folgado Barreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Maria da Graça Amaro Bidarra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • João Paulo de Oliveira Lázaro Agrupamento de Escolas de Lamego
Palavras-chave: formação contínua de professores, avaliação da formação, transferência das aprendizagens, perceção da transferência das aprendizagens

Resumo

A avaliação da formação contínua de professores tem-se limitado em grande medida à recolha da informação sobre a satisfação e as aprendizagens. Contudo, importa também analisar a transferência das aprendizagens para os contextos profissionais. O presente estudo teve como principais objetivos conhecer as perceções dos professores sobre os processos de transferência das aprendizagens para a prática profissional e os fatores que os influenciam. A amostra incluiu 171 professores provenientes dos vários níveis de ensino, tendo sido utilizado o Learning Transfer System Inventory (LTSI). Os resultados permitem-nos destacar a importância que os fatores motivacionais e o contexto da formação têm na transferência das aprendizagens.

Publicado
2019-12-19
Secção
Avaliação em educação