A eSupervisão Didático-Pedagógica de cursos de formação eLearning em contexto empresarial: estudo de caso em Portugal

Palavras-chave: Supervisão Pedagógica, Modelo Pedagógico Virtual, eLearning, Contexto Empresarial

Resumo

Atualmente, as tecnologias estão presentes nos mais variados contextos de formação. No caso das empresas a formação online apresenta-se como uma solução para alcançar os objetivos pretendidos num mercado de trabalho global. O presente trabalho pretende demonstrar os resultados da investigação levada a cabo sobre o eLearning em contexto empresarial numa Grande Empresa Nacional. Foram exibidos, para tal, referenciais e fundamentos sobre o tema com base no estudo de caso desenvolvido até então e que tiveram por base o conceito e o âmbito da Supervisão Pedagógica e o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta que apresenta um modelo de eLearning consolidado com características de fácil integração e adaptação ao eLearning tradicional, utilizado neste contexto empresarial específico. Acredita-se que, a partir das propostas apresentadas, estão criadas as condições para que, no contexto empresarial, a formação contínua online seja cada vez mais uma realidade utilizando um modelo de eLearning colaborativo, cooperativo e interativo, capaz de motivar e facilitar a adaptação do indivíduo num mercado de trabalho cada vez mais exigente. Os resultados apurados permitiram perceber que é fundamental intervir em toda a estrutura pedagógica vigente de forma a dar mais autonomia ao eFormando, sem descurar a presença do eFormador e do eSupervisor. O grande desafio esteve em conseguir efetuar as alterações necessárias, sem que isso interferisse na missão, nos objetivos e nos valores da empresa garantindo, assim, o sucesso e a competitividade da mesma.

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Publicado
2019-12-19
Como Citar
Valente, P., & Barros, D. (2019). A eSupervisão Didático-Pedagógica de cursos de formação eLearning em contexto empresarial: estudo de caso em Portugal. Indagatio Didactica, 11(4), 77-98. https://doi.org/10.34624/id.v11i4.10581
Secção
Tecnologias da informação em educação