Promoção da aprendizagem cooperativa em contexto de estágio: Um estudo na formação inicial de professores em Moçambique

  • Ana Maria David Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Flávia Vieira Universidade do Minho
Palavras-chave: formação inicial de professores, super visão de estágio, inovação, aprendizagem cooperativa

Resumo

No presente artigo, descreve-se um estudo que integrou um programa de formação sobre aprendizagem cooperativa no ensino de Francês como língua estrangeira (FLE), desenvolvido no contexto da supervisão de estágio num curso de formação inicial de professores em Moçambique. Os seus objetivos foram os seguintes: caracterizar o papel do professor e dos alunos no ensino de FLE; analisar práticas de promoção da cooperação no ensino de FLE; avaliar o impacto da formação no desenvolvimento profissional dos estagiários; identificar constrangimentos da implementação da aprendizagem cooperativa no ensino e aprendizagem de FLE. O programa foi conduzido pela primeira autora como supervisora de estágio e envolveu cinco estagiários, contando com a colaboração de três orientadores cooperantes de uma escola secundária. Evidenciam-se aqui as perceções dos estagiários e dos seus alunos acerca da exploração da aprendizagem cooperativa, recolhidas através da observação de aulas e de um questionário de autorregulação da aprendizagem administrado aos alunos. Os resultados revelam que os estagiários sentiram que foram capazes de implementar a aprendizagem cooperativa de acordo com os princípios teóricos aprendidos. A abordagem foi bem acolhida pelos alunos, os quais reconheceram ter desenvolvido competências sociais e académicas através das atividades realizadas. Na globalidade, os resultados evidenciam o sucesso do programa e mostram que a supervisão pedagógica pode fomentar o desenvolvimento de professores reflexivos e a inovação das práticas escolares.

Publicado
2019-12-19
Secção
Supervisão