Propriedades de rastreio do DMQ-R na avaliação do envolvimento com o álcool por parte dos estudantes do ensino superior
Resumo
Objetivo: Avaliar as propriedades de exatidão do Drinking Motives Questionnaire – Revised (DMQ-R) para identificar o envolvimento com o álcool dos estudantes do ensino superior e, consequentemente, a sua validade preditiva.
Métodos: Realizado um estudo transversal, através de uma amostra por conveniência de 302 estudantes universitários com uma idade média de 20,4±2,7 anos (52,8% do sexo masculino). Através de um questionário auto-reportado para avaliar as propriedades de rastreio, análises a curvas de ROC foram concretizadas, utilizando o Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) como gold-standard.
Resultados: Áreas sob as curvas variaram entre 0,660 e 0,714. Valores de 0,538 e 0,667, e 0,616 e 0,726 foram observados para a sensibilidade e especificidade, respetivamente. Ainda, valores preditivos positivos variaram entre 0,205 e 0,265, e entre 0,913 e 0,926 para valores preditivos negativos.
Conclusão: O presente estudo demonstra uma inadequada propriedade de exatidão do DMQ-R para avaliar o envolvimento com o álcool em estudantes do ensino superior.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0