Ambientalização Curricular no Projeto Pedagógico de um curso de Ciências Biológicas

  • Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL); Câmpus São Roque (IFSP – SRQ)
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Temática ambiental, formação inicial de professores, Ciências Biológicas

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa documental do projeto pedagógico (PPC) de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma instituição federal brasileira, que objetivou investigar o processo de ambientalização curricular no PPC, identificar as disciplinas com indícios de ambientalização presentes no curso e avaliar como os indicadores da Rede de Ambientalização Curricular no Ensino Superior estão presentes nos planos de ensino destas disciplinas. A análise mostrou que a temática ambiental consta no PPC desde a sua implantação, embora no início estivesse presente em um número reduzido de disciplinas. Nas versões mais recentes houve um aumento na inserção da temática ambiental, com predomínio de disciplinas com “potencial” de ambientalização, em que a temática consta de forma pouco específica, com a colocação do termo educação ambiental ou restrita a uma abordagem ecológica. As etapas posteriores da pesquisa possibilitarão mensurar a profundidade do processo de ambientalização, verificando se a incorporação tem se materializado em práticas e ações concretas no cotidiano do curso.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
Marques Coelho Miyazawa, G. C., Frenedozo, R. de C., & Marques Vieira, R. (2017). Ambientalização Curricular no Projeto Pedagógico de um curso de Ciências Biológicas. Indagatio Didactica, 9(4), 407-425. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.1012
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática