Os jogos cooperativos e a participação dos alunos nas aulas de educação física no 1.º ciclo do ensino básico – um estudo de investigação-ação
Resumo
Este estudo de investigação-ação surgiu da identificação da fraca participação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física. Pareciam não se empenhar nas atividades e eram muitas as atitudes incorrectas para com os outros. Este estudo envolveu 21 alunos de uma escola do 1.º CEB do distrito de Aveiro e teve como objetivo verificar de que modo as atitudes e comportamentos dos alunos melhoravam através da prática de jogos cooperativos (JC) e jogos sociais (JS). Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram utilizados o Sistema de Observação dos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos (SOCI) e o Physical Education Pupil Control Inventory (PEPCI). Foi desenvolvido um plano de atividades estruturado em função de 7 intervenções com durações variadas (de 15 a 60 minutos) com a turma. Os dados foram tratados em termos de estatística descritiva. A análise dos dados identificou um decréscimo das atitudes de indisciplina por parte dos alunos, principalmente no número de comportamentos de indisciplina dirigidos aos colegas.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0