Os jogos cooperativos e a participação dos alunos nas aulas de educação física no 1.º ciclo do ensino básico – um estudo de investigação-ação

  • Bárbara Rodrigues Universidade de Aveiro
  • Rui Neves Universidade de Aveiro
Palavras-chave: educação física, jogos cooperativos, jogos sociais, participação nas aulas

Resumo

Este estudo de investigação-ação surgiu da identificação da fraca participação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física. Pareciam não se empenhar nas atividades e eram muitas as atitudes incorrectas para com os outros. Este estudo envolveu 21 alunos de uma escola do 1.º CEB do distrito de Aveiro e teve como objetivo verificar de que modo as atitudes e comportamentos dos alunos melhoravam através da prática de jogos cooperativos (JC) e jogos sociais (JS). Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram utilizados o Sistema de Observação dos Comportamentos de Indisciplina dos Alunos (SOCI) e o Physical Education Pupil Control Inventory (PEPCI). Foi desenvolvido um plano de atividades estruturado em função de 7 intervenções com durações variadas (de 15 a 60 minutos) com a turma. Os dados foram tratados em termos de estatística descritiva. A análise dos dados identificou um decréscimo das atitudes de indisciplina por parte dos alunos, principalmente no número de comportamentos de indisciplina dirigidos aos colegas.

Publicado
2017-12-19
Como Citar
Rodrigues, B., & Neves, R. (2017). Os jogos cooperativos e a participação dos alunos nas aulas de educação física no 1.º ciclo do ensino básico – um estudo de investigação-ação. Indagatio Didactica, 9(4), 367-383. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.1006
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática