Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais

  • Juliana Barreto Brandão Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Júlia Damazio Bouzon Colégio Pedro II
  • Taís Conceição dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Álvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Palavras-chave: Ensino de Química, CTS, Referências Bibliográficas, Redes Sociais

Resumo

O ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) emerge como uma possibilidade de superar a forma fragmentada e descontextualizada com que os conteúdos de Química são trabalhados no Ensino Médio, uma vez que busca ampliar a compreensão desses conteúdos, para além de uma educação propedêutica. Desse modo, a pesquisa bibliográfica é essencial para aqueles que desejam um embasamento teórico essencial à realização da prática de ensino adequada na perspectiva CTS. Nesse contexto, este trabalho visa contribuir para o mapeamento do estado da arte das pesquisas e publicações realizadas no Brasil em ensino de Química, no âmbito do ensino CTS, a partir da ferramenta de redes sociais. Para isso, foi construída uma rede a partir de 612 referências bibliográficas contidas em 41 artigos, sobre ensino de Química no CTS, encontrados em 31 revistas brasileiras de Ensino e Educação, indexadas em Qualis A1, A2 e B1, que constam no banco de dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ, publicados de 1996 a 2016. Como resultado deste mapeamento, elencamos as oito obras que estabelecem maior comunicação entre si, sendo consideradas relevantes no contexto estudado, além de apresentarmos as suas principais ideias, de modo a contribuir para aqueles que desejam se apropriar dos pressupostos da abordagem CTS aplicada ao ensino de Química.

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Publicado
2019-10-16
Como Citar
Brandão, J., Bouzon, J., dos Santos, T., & Chrispino, Álvaro. (2019). Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais. Indagatio Didactica, 11(2), 355-370. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6130
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática