Inclusión Educativa a través de las TIC

  • Jaime Ribeiro UIS, iACT e CIDTFF, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0002-1548-5579
  • Sergio Sánchez Fuentes Departamento de Educación, Universidad Católica de Murcia
Palavras-chave: TIC, Inclusão, Educação Inclusiva, Estudantes com NEE, Incapacidade, Educação Especial

Resumo

Presentemente existe uma grande variedade de aplicações das TIC para a educação. As opções podem variar desde a administração do processo educativo à avaliação e/ou a comunicação. Uma das mais importantes, contudo, refere-se à oportunidade que as TIC oferecem no acesso à informação e participação de alunos, principalmente aqueles com necessidades educativas especiais (NEE), a quem de outra forma seriam impossíveis. Tem sido repetidamente demonstrado que a utilização das TIC pode ter um impacto positivo sobre a experiência de aprendizagem destes alunos, assumindo-se o uso destas ferramentas como uma estratégia educacional especializada que apoia a inclusão académica, cultural e social. As TIC assumem-se assim como importantes ferramentas ao serviço de professores e alunos para superar barreiras e promover a aquisição de competências. Tal como acontece com a educação em geral, mas talvez com mais relevância no campo da Educação Especial (ES), as TIC assumem-se como importantes ferramentas ao serviço de professores e alunos para superar barreiras e promover a aquisição de competências. O presente trabalho consiste numa revisão de literatura relevante no domínio das TIC e sua aplicabilidade em educação especial e cuidados para alunos com necessidades educativas especiais. É apresentado um quadro-resumo com as principais soluções de TIC categorizadas por tipo de deficiência.

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Publicado
2013-11-30
Como Citar
Ribeiro, J., & Fuentes, S. (2013). Inclusión Educativa a través de las TIC. Indagatio Didactica, 5(4), 147-160. https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4292
Secção
Outros olhares