Courseware SeRe®- um recurso digital para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Da conceção do recurso à formação de professores

Palavras-chave: Courseware SeRe®, formação de professores, avaliação, Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O projeto Courseware SeRe® “O Ser Humano e os Recursos Naturais” surge da consciencialização da falta de recursos didáticos informatizados de qualidade para a Educação em Ciências consentânea com as orientações provenientes da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Com a exploração didática deste recurso educativo pretende-se promover o envolvimento dos professores num novo modo de entender a Educação em Ciências, que possibilite a adoção, nas suas práticas, de orientações, recursos informatizados e estratégias de ensino e aprendizagem inovadores. Assim, no âmbito deste projeto, pretendeu-se conciliar o desenvolvimento de um recurso didático digital para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade (dos 6 aos 11 anos) com a formação de professores, potenciais utilizadores do recurso. No presente artigo apresenta-se a estrutura do Courseware SeRe® e a organização e dinâmica da formação de professores que lhe está associada desde 2011. Avaliam-se, ainda, as perceções dos professores sobre a relevância do recurso e da formação para as suas práticas. O projecto pretende dar contributos para a reflexão sobre a formação contínua de professores no âmbito da EDS, evidenciando o desenvolvimento de competências profissionais, em particular de utilização das tecnologias no ensino das ciências.

Biografia do Autor

Maria João Loureiro, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Maria João Loureiro
Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”
(CIDTFF), Universidade de Aveiro

Publicado
2013-11-30
Como Citar
Sá, P., Guerra, C., Costa, A., Loureiro, M., & Vieira, R. (2013). Courseware SeRe®- um recurso digital para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Da conceção do recurso à formação de professores. Indagatio Didactica, 5(4), 96-120. https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4286
Secção
Tecnologias da informação em educação