Courseware SeRe®- um recurso digital para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Da conceção do recurso à formação de professores

Palavras-chave: Courseware SeRe®, formação de professores, avaliação, Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O projeto Courseware SeRe® “O Ser Humano e os Recursos Naturais” surge da consciencialização da falta de recursos didáticos informatizados de qualidade para a Educação em Ciências consentânea com as orientações provenientes da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Com a exploração didática deste recurso educativo pretende-se promover o envolvimento dos professores num novo modo de entender a Educação em Ciências, que possibilite a adoção, nas suas práticas, de orientações, recursos informatizados e estratégias de ensino e aprendizagem inovadores. Assim, no âmbito deste projeto, pretendeu-se conciliar o desenvolvimento de um recurso didático digital para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade (dos 6 aos 11 anos) com a formação de professores, potenciais utilizadores do recurso. No presente artigo apresenta-se a estrutura do Courseware SeRe® e a organização e dinâmica da formação de professores que lhe está associada desde 2011. Avaliam-se, ainda, as perceções dos professores sobre a relevância do recurso e da formação para as suas práticas. O projecto pretende dar contributos para a reflexão sobre a formação contínua de professores no âmbito da EDS, evidenciando o desenvolvimento de competências profissionais, em particular de utilização das tecnologias no ensino das ciências.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografia do Autor

Maria João Loureiro, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Maria João Loureiro
Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”
(CIDTFF), Universidade de Aveiro

Publicado
2013-11-30
Como Citar
Sá, P., Guerra, C., Costa, A., Loureiro, M., & Vieira, R. (2013). Courseware SeRe®- um recurso digital para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Da conceção do recurso à formação de professores. Indagatio Didactica, 5(4), 96-120. https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4286
Secção
Tecnologias da informação em educação