As línguas na investigação científica: práticas e discursos na Universidade de Aveiro

Palavras-chave: Línguas, política linguística, investigação científica, instituições de ensino superior

Resumo

Considerando que Instituições de Ensino Superior são espaços onde o conhecimento científico é produzido e disseminado, apresenta-se um estudo de caso da Universidade de Aveiro, Portugal, que pretende descrever práticas e discursos institucionais relativamente à utilização das línguas na investigação científica. Para descrição das práticas, foram recolhidos e analisados Relatórios Anuais das Unidades de Investigação da Universidade de Aveiro. Para acesso aos discursos institucionais, foram entrevistados oito atores institucionais, responsáveis pela investigação científica e pelo governo e coordenação da instituição. Os resultados apontam para uma convergência entre as práticas investigativas e os discursos institucionais relativamente ao papel e estatuto que as diferentes línguas adquirem na investigação científica: a língua inglesa surge, tanto nas práticas como nos discursos, como primordial para o processo de internacionalização da ciência; por outro lado, as outras línguas são percecionadas enquanto barreiras a essa internacionalização e ao sucesso científico-profissional do investigador.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-11-30
Como Citar
Pinto, S., & Araújo e Sá, M. (2013). As línguas na investigação científica: práticas e discursos na Universidade de Aveiro. Indagatio Didactica, 5(4), 52-73. https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4282
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática