O jogo da forca no ensino da matemática
Resumo
O ensino da matemática é muitas vezes abordado de um ponto de vista meramente teórico que dificulta a aprendizagem de conceitos abstratos. O uso de jogos matemáticos permite atenuar o salto entre o abstrato e o concreto através de uma abordagem lúdica e cativante. Neste artigo exploramos um novo jogo matemático. Baseando-se no jogo da forca tradicional conhecido por muitos, o jogo da forca matemático facilita a aprendizagem de conceitos como a fatorização em números primos, o máximo divisor comum, a aproximação de raízes quadradas, entre outros. Este jogo da forca matemático permite aos alunos do 1.° ciclo do Ensino Básico até ao 12.° ano do Ensino Secundário aprender conceitos ligados à estrutura dos números e isto através de uma abordagem lúdica e exploratória.
Downloads
Referências
Canavarro, A.P., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques, P.M., & Espadeiro, R.G. (2021a). Aprendizagens Essenciais, 3.º Ano, Ensino Básico. Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/ae_mat_4.o_ano.pdf
Canavarro, A.P., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques, P.M., & Espadeiro, R.G. (2021b). Aprendizagens Essenciais, 5.º Ano, Ensino Básico. Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/ae_mat_5.o_ano.pdf
Canavarro, A.P., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques, P.M., & Espadeiro, R.G. (2021c). Aprendizagens Essenciais, 6.º Ano, Ensino Básico. Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/ae_mat_6.o_ano.pdf
Canavarro, A.P., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques, P.M., & Espadeiro, R.G. (2021d). Aprendizagens Essenciais, 8.º Ano, Ensino Básico. Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/ae_mat_8.o_ano.pdf
Carvalho e Silva, J. (Coord.), Rodrigues, A., Domingos, A., Albuquerque, C., Cruchinho, C., Martins, H., Almiro, J., Gabriel, L., Graça Martins, M. E., Santos, T., Filipe, N., Correia, P., Espadeiro, R. G., & Carreira, S. (2023a). Aprendizagens Essenciais, 12.º ano, Ensino Secundário, Matemática A. Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/12_matematica_a.pdf
Carvalho e Silva, J. (Coord.), Rodrigues, A., Domingos, A., Albuquerque, C., Cruchinho, C., Martins, H., Almiro, J., Gabriel, L., Graça Martins, M. E., Santos, T., Filipe, N., Correia, P., Espadeiro, R. G., & Carreira, S. (2023b). Aprendizagens Essenciais, 11.º ano, Ensino Secundário, Matemática B. Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/11_matematica_b.pdf
Carvalho e Silva, J. (Coord.), Rodrigues, A., Domingos, A., Albuquerque, C., Cruchinho, C., Martins, H., Almiro, J., Gabriel, L., Graça Martins, M. E., Santos, T., Filipe, N., Correia, P., Espadeiro, R. G., & Carreira, S. (2023c). Aprendizagens Essenciais, 11.º ano, Ensino Secundário, Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/11_macs.pdf
De Freitas, S. (2018). Are games effective learning tools? A review of educational games. Journal of Educational Technology & Society, 21(2), 74-84. http://www.jstor.org/stable/26388380
Alves, D. M., Carneiro, R. dos S., & Carneiro, R. D. S. (2022). Gamificação no ensino de matemática: uma proposta para o uso de jogos digitais nas aulas como motivadores da aprendizagem. Revista Docência e Cibercultura, 6(3), 146-164. https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65527
Ernest, P. (1986). Games. A Rationale for Their Use in the Teaching of Mathematics in School. Mathematics in School, 15(1), 2–5. http://www.jstor.org/stable/30216298

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0