Aplicação de questões sociocientíficas como estratégia para o ensino sobre energia elétrica

  • Mônica Silveira Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  • Regina Palácio Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  • Dália Melissa Conrado Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Palavras-chave: Educação CTSA, fontes de energia, problemas socioambientais, universalização do acesso à energia elétrica

Resumo

O presente trabalho aborda o uso de questões sociocientíficas no ensino técnico para promover a mobilização de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, no contexto da educação ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. Uma questão sociocientífica sobre o tema “universalização do acesso à energia elétrica” foi aplicada em uma sequência didática para o curso de Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Bahia, Brasil. Os dados foram coletados a partir de questionários e observação de campo. A análise de dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a questão sociocientífica permitiu a discussão sobre: direito de acesso, formas de geração e distribuição, necessidades de consumo e principais consequências socioambientais relacionadas ao uso da energia elétrica. Além disso, os estudantes, nesta sequência didática, conseguiram discutir conceitos relacionados à regulação de energia elétrica, relacionados a programas de governo e impactos socioeconômicos, e fatos relacionados a impactos socioambientais das tecnologias de geração de energia elétrica; desenvolver habilidades relacionadas à pesquisa bibliográfica e à organização do discurso e da argumentação; praticar habilidades relacionadas ao trabalho em grupo e ao respeito às diferentes opiniões; refletir sobre valores e interesses relacionados ao consumismo e ao processo de universalização do acesso à energia elétrica na vida dos cidadãos das comunidades rurais.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Silveira, M., Palácio, R., & Conrado, D. M. (2016). Aplicação de questões sociocientíficas como estratégia para o ensino sobre energia elétrica. Indagatio Didactica, 8(1), 1033-1050. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3651
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos