O ensino de ciências com música nos anos iniciais numa perspectiva CTS

  • Genivaldo Gomes Cândido Instituto Federal do Rio de Janeiro; Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento
  • Eline Deccache Maia Instituto Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Ensino de ciências, CTS, Ensino Fundamental, Acústica, Música

Resumo

As atividades aqui apresentadas foram realizadas com alunos de 7 e 8 anos de idade do segundo ano do ensino fundamental, em uma escola situada no município de Teresópolis-RJ/BRASIL, bem como com os seus professores. O objetivo principal deste trabalho foi buscar promover a alfabetização científica nos alunos desde os anos iniciais, visando uma aprendizagem interdisciplinar levando em consideração a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Foram trabalhados assuntos relacionados à acústica como produção do som, intensidade, duração, frequência e timbre, por meio da música construindo instrumentos musicais com materiais de sucata. A partir da confecção e utilização dos instrumentos os alunos puderam compreender a origem e a produção dos sons, bem como perceber a diferença entre os seus parâmetros, entrando em contato com conhecimentos da física. Os alunos foram avaliados através de registros gráficos e falas gravadas. Pelo sucesso obtido com os alunos, surgiu a ideia da organização de uma oficina de formação para os professores, abordando o mesmo tema e estratégias. Nesta oficina, além dos mesmos assuntos trabalhados com os alunos, incluimos os referentes à abordagem CTS e Ciência e Arte, como forma de levar os professores a compreenderem essas novas abordagens que visam, além do ensino propriamente da ciência, a promoção da cidadania dos alunos. Os professores ficaram muito entusiasmados com a oficina, admitindo que a sua formação inicial foi insuficiente, no que se refere ao Ensino de Ciências, o que pode ser minimizado por ações desta natureza.

Publicado
2016-07-05
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?