O jogo digital Minecraft como um espaço de discussão, reflexão e ação a partir dos pressupostos da educação CTSA

  • Deborah Torquato Schimidt Universidade Federal do Paraná
  • Noemi Sutil Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação CTSA, Questões Sociocientíficas, Ação Comunicativa, jogo Minecraft

Resumo

O trabalho com a Educação CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - reforça a necessidade de articulação entre estes campos nos processos formativos de estudantes. A problematização, o envolvimento e o empoderamento dos estudantes em relação ao espaço coletivo são elementos fundamentais na Educação CTSA. Uma possibilidade de trazê-los para a sala de aula é através das Questões Sociocientíficas (QSC) inseridas no ensino, oportunizando um ambiente de discussão e argumentação. Os fundamentos da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e da Ação Dialógica de Paulo Freire embasam a estruturação e análise das discussões realizadas neste trabalho. Nesta pesquisa, apresenta-se um trabalho com a Educação CTSA a partir de Questões Sociocientíficas, aliadas ao ambiente virtual do jogo digital Minecraft. O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades de construções argumentativas coletivas dentro do ambiente virtual do Minecraft. A pesquisa foi realizada em uma escola privada da idade de Curitiba (Paraná, Brasil), com duas turmas de 8ºano do Ensino Fundamental – estudantes de idade entre 12 e 13 anos -, na disciplina de Ciências. Os estudantes trabalharam em grupos, em que desenvolveram discussões para elaboração de propostas sustentáveis para a escola que posteriormente seriam construídas no ambiente do Minecraft. Ao analisar as construções discursivas coletivas, observaram-se indícios de envolvimento dos estudantes nas discussões e de desenvolvimento de processos argumentativos com potencial formativo, indicando possibilidades de trabalho aliando CTSA, Questões Sociocientíficas e o jogo digital Minecraft.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Schimidt, D. T., & Sutil, N. (2016). O jogo digital Minecraft como um espaço de discussão, reflexão e ação a partir dos pressupostos da educação CTSA. Indagatio Didactica, 8(1), 1863-1880. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12099
Secção
Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?