Las mujeres y la química
Resumo
No âmbito deste trabalho, foi implementada uma atividade que estimula os estudantes a desempenhar um papel de comunicadores sociais a partir do desenvolvimento da alfabetização científica. Depois da leitura do texto “As mulheres e a química: uma cumplicidade de género” (Porro, 2011), no qual se aborda como o desenvolvimento da química tem afetado a vida das mulheres e tem contribuído para mudar o lugar das mesmas na sociedade, as alunas atuaram como transmissoras desses conhecimentos a pessoas que não têm contato com os mesmos. Propôs-se aos estudantes que elegessem algum tópico abordado no texto e que conversassem com mulheres que não tinham conhecimentos de química, explicando-lhes os novos conhecimentos que eles mesmos estavam a incorporar. A atividade teve muito boa aceitação e foi tida como gratificante por todos os atores envolvidos. Atividades como a apresentada neste trabalho permitem que os aspectos humanos e culturais da ciência e da tecnologia sejam mais acessíveis e relevantes para os estudantes. A possibilidade de atuar como comunicadores sociais, não só revaloriza os conhecimentos aprendidos, mas também influi no desenvolvimento de numerosas habilidades como indivíduos.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0