Já disponível | Indagatio Didactica, 17 (2), julho 2025
Já se encontra disponível a mais recente edição da revista online Indagatio Didactica, o número regular de julho de 2025, composto por 11 artigos distribuídos por três das secções da revista.
A equipa editorial agradece a todos os autores, revisores e membros da equipa pelo trabalho dedicado que torna possível mais esta edição, e convida os leitores a explorar os textos que se seguem com espírito crítico e aberto, e a continuarem a participar ativamente neste espaço de diálogo científico e pedagógico.
Sumário:
Editorial do n.º normal de julho da Revista Online Indagatio Didactica
Gabriela Portugal, Lúcia Pombo, Filomena Martins, Isabel Cabrita
Desenvolvimento Curricular e Didática
Autonomia e afetividade na formação do professor de música para o ensino regular: um estudo de caso com estudantes de licenciatura
Ana Luiza Braga de Brito Lira, Silvia Cordeiro Nassif
Body, Dance and Physical Education Curriculum
Adriana de Faria Gehres, Lívia Tenorio Brasileiro, Marcos Garcia Neira, Fabio Luís Santos Teixeira
Experimentação como estratégia de aprendizagem para desenvolver capacidades de pensamento crítico no ensino de Ciências
Élvis David Cardoso Nascimento, Betania Jacob Stange Lopes, Francislê Neri de Souza
Conhecimento especializado do conteúdo sobre números racionais: um estudo com professores portugueses dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Catarina Vasconcelos Gonçalves, Alexandra Gomes
A colaboração nos estudos sobre Educação para a Cidadania Global: uma revisão narrativa da literatura
Carla Madalena Mourão, Mónica Lourenço
Tecnologias (Digitais) em Educação
Abordagem didática para o estudo de reações de adição no ensino médio por meio da modelagem e impressão 3D
Letícia Raquel Amaro dos Santos, Andréia Francisco Afonso, Ronilson Freitas de Souza
Laboratórios virtuais no ensino de ciências no secundário: Uma revisão sistemática de literatura entre 2021 e 2023
Bruno Salgado Cole, Rute Sónia Loureiro de Moura, Thiciana Silva Sousa Cole, Osvaldo Carlos André, Elisabete Cruz
Primeiros passos com sala de aula invertida no ensino superior: uma análise sobre engajamento discente em cursos de computação
Jardel Lucas Garcia, Querte Teresinha Conzi Mehlecke
Perspectivas e desafios para a adoção das práticas de b-learning no contexto de uma IES em Angola
Manuel Teixeira, Altina Ramos
Políticas e Avaliação em Educação
Atratividade da docência no Brasil: um estudo a partir da produção de teses e dissertações
Francisco Calóia Hombo Alfredo, Andreza Barbosa
Atenção visual em crianças surdas: revisão sistemática (2000-2019)
João Dele, Anabela Maria Sousa Pereira, Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos, Paulo Jorge Pereira Alves