Mapeamento da rede interorganizacional do destino

Possibilidades para o desenvolvimento do turismo de eventos em Juiz de Fora – MG

  • Thais de Oliveira Lima Universidade de Aveiro
  • Carlos Manuel Martins Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Análise de Redes Sociais, Turismo de Eventos, Organizações, Gestão de Destinos

Resumo

O desenvolvimento do turismo nos destinos está diretamente ligado as redes de relacionamento formadas pelos componentes do setor, principalmente, pelas organizações responsáveis pela oferta turística. Entretanto, o que se observa na maioria dos destinos, é uma rede fragmentada e dispersa, com ações isoladas e sem planejamento integrado. Para se criar estratégias capazes de mudar essa realidade, é necessário mapear e analisar a estrutura da rede formada em cada destinação. Nesse sentido, o presente artigo oferece uma metodologia para o mapeamento e análise das redes interorganizacionais do turismo de eventos, através de um estudo realizado na cidade de Juiz de Fora (Minas Gerais – Brasil). De forma objetiva, foi realizada uma pesquisa quantitativa baseada na metodologia de análise de redes sociais, apoiada pela técnica de análise de citações, entre 37 organizações do turismo local, somando órgãos públicos, privados e organizações da sociedade civil. Como resultado, foi possível mapear uma rede estruturada em 176 organizações, identificar os atores mais influentes em cada segmento e sugerir a formação de grupos de trabalho colaborativo por segmento para buscar o desenvolvimento sustentável do destino, baseado na estratégia de “coopetição” no turismo de eventos.

Publicado
2021-07-21
Como Citar
Lima, T., & Costa, C. (2021). Mapeamento da rede interorganizacional do destino. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(1), 477-489. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.9387
Secção
Artigos