Publicação e autoria

A RT&D adota o modelo de Acesso Aberto. Não serão cobradas Taxas de Processamento de Artigos (APCs) para a submissão, revisão ou publicação de manuscritos.

Os processos de submissão, revisão e publicação na RT&D são Os artigos propostos para publicação na RT&D devem respeitar a seguinte estrutura base: título, resumo e palavras-chave, introdução, revisão de literatura, metodologia, apresentação e discussão de resultados, conclusões, agradecimentos e referências bibliográficas (ou bibliografia). Sempre que se verifique, nos artigos deve constar, clara e objetivamente, a referência ao projeto em que se enquadram e o apoio financeiro de que beneficiam.

Para publicação na RT&D, os artigos científicos submetidos são encaminhados para um processo de revisão anónima (double-blind peer review), assegurado por um painel de três revisores científicos de prestigiadas universidades nacionais e internacionais. O processo de tramitação adotado pela RT&D é, assim, totalmente anónimo, sendo que nem os revisores têm conhecimento de quem são os autores do manuscrito, nem os autores têm acesso à identificação dos avaliadores que analisaram o seu trabalho.

O processo de revisão, descrito em detalhe abaixo, é composto por duas fases de avaliação e análise dos artigos, sendo que o intervalo que medeia a submissão e a aceitação para publicação depende da qualidade do artigo e da capacidade de resposta dos revisores Para cada artigo é definido um painel de três revisores científicos, cujas áreas de expertise se complementam em função das exigências específicas do manuscrito.

O revisor que é convidado a efetuar a avaliação de um artigo, desconhece a identidade dos restantes dois colegas do painel. A RT&D aceita a publicação de textos em português, inglês e castelhano, sendo que é sempre obrigatório a apresentação do título, resumo e palavras-chave em inglês, independentemente do idioma principal do manuscrito.

As edições, ou secções de uma edição, que não tenham passado pelo processo de revisão anónima, devem ser claramente identificadas.

Primando pelo rigor e pela responsabilidade científica, o Conselho Editorial da RT&D reserva-se o direito de não aceitar a submissão de trabalhos i) plagiados na íntegra ou em partes, ii) que contenham informação fraudulenta e iii) que não sejam originais, isto é, que tenham sido publicados em outra revista científica.

 

Processo editorial

Desde o início que a RT&D adotou como sistema de revisão científica o double-blind peer review, para proceder à avaliação dos artigos submetidos para publicação. Atualmente, o processo de revisão científica de cada artigo é realizado por um painel de referees, cujas áreas de expertise se complementam em função das exigências específicas do manuscrito. Cada referee que é convidado a efetuar a avaliação de um artigo, desconhece a identidade dos restantes dois colegas do painel. O manuscrito é ainda sujeito a uma revisão cuidada e minuciosa por parte da equipa editorial. Deste modo, os artigos científicos publicados na RT&D são documentos estruturados, resultantes do contributo de conjunto de especialistas.

A figura 1 representa o processo de revisão dos trabalhos submetidos à RT&D. O primeiro passo deste processo é, naturalmente, a submissão por parte do autor. O manuscrito é alvo de uma primeira análise por parte da equipa editorial e, se apresentar as caraterísticas necessárias, é-lhe atribuído o painel de 2 a 3 revisores, iniciando-se a 1ª fase do processo de revisão científica. Depois de os revisores se manifestarem, é elaborado o resultado do processo e comunicado ao autor. Este resultado pode ser de 3 tipos diferentes: (i) aceite no formato apresentado, (ii) aceite com alterações e (iii) não publicável.

Na situação (i), o artigo segue para revisão editorial e posterior preparação da publicação. Na situação (ii), são enviados ao autor os documentos relativos à 1ª fase de revisão, para que possa proceder à melhoria do manuscrito e submeter a 2ª versão do documento. Na situação (iii), é comunicado ao autor o resultado da revisão, incluindo as sugestões dos revisores e equipa editorial, para que o autor possa, se assim entender, reformular o trabalho e submetê-lo novamente a apreciação.

Na situação (ii), e no caso de o autor concordar em continuar o processo, uma nova versão do manuscrito é submetida e é feita uma nova análise, verificando-se se o artigo melhorou e se foram inseridas alterações. Em caso afirmativo, o documento segue para 2ª fase de revisão, junto dos mesmos referees da 1ª fase. Esta fase é, geralmente, menos demorada e pode dar origem a duas situações distintas. O artigo pode ser (i) aceite no novo formato apresentado ou (ii) aceite com alterações. Assim, o artigo pode seguir para revisão editorial e ser preparado para publicação (i) ou voltar para o autor com novas sugestões de alterações (ii).

Para assegurar que o processo é efetivamente anónimo, são retiradas todas as informações do documento, inclusive as relativas a âmbitos em que os estudos decorram, que possam representar pistas para identificar os autores ou os revisores.

O sistema de double–bind peer review é amplamente considerado o mais justo e imparcial, eliminando quase por completo as possibilidades de fraude e outras questões que levantam dúvidas quanto ao anonimato nas revisões por pares.

A submissão de um artigo implica que o trabalho descrito não tenha sido publicado anteriormente (exceto como resumo, comunicação em conferência ou tese académica) e que não se encontra em consideração para publicação em nenhum outro journal..

Figura 1 –Processo de revisão anónima adotado pela RT&D