Declaração de ética e más práticas

Revista Turismo & Desenvolvimento (RT&D), publicada bianualmente pela Universidade de Aveiro (janeiro-junho/julho-dezembro) pela Universidade de Aveiro, possui um corpo de governança composto por dois Editores-chefes, Editores Associados, Editores Regionais e uma Coordenadora Editorial. É uma revista científica online, em acesso aberto, que segue um processo de revisão duplamente cego (double blind peer review). As edições variam entre edições com temas específicos ou edições com diversos temas dentro do âmbito da RT&D. Os manuscritos podem ser submetidos em inglês, português ou castelhano. A RT&D não cobra quaisquer taxas pela submissão e/ou publicação dos manuscritos. A revista é ainda a única editora dos procedimentos da Conferência Internacional INVTUR.

Um dos principais objetivos da RT&D é criar um espaço isento, de análise e de debate, assente em rigor técnico-científico, sobre as questões do turismo português e do seu posicionamento em termos internacionais. Assim, os artigos submetidos à RT&D são analisados pelo seu valor intelectual e pelo seu potencial de originalidade na área do turismo. São perentoriamente excluídas de qualquer análise as questões de raça, género, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade e inclinação política dos autores.

A RT&D tem o dever de arquivar todo o material que é anulado pelos autores, ou rejeitado pelos revisores, não efetuando qualquer tipo de utilização para efeitos próprios ou para favorecimento de terceiros.

Numa perspetiva de transparência e objetividade nos procedimentos adotados, a equipa editorial da RT&D encontra-se disponível para publicar correções e esclarecimentos, bem como para desculpar-se publicamente, sempre que se considere necessário.

Em nome da ética em ciência, do respeito pela investigação desenvolvida pelos diversos autores e da responsabilidade de que se revestem a RT&D e, por conseguinte, a Universidade de Aveiro, sendo a Proprietária e a Editora, não são permitidos plágios e informações fraudulentas nos artigos submetidos à apreciação científica e possível publicação na RT&D. Uma vez verificada a existência de plágio, os autores são diretamente responsáveis e não a RT&D. A revista revê-la no direito de tomar todas as medidas necessárias contra as más práticas.

Mais informação em https://www.ua.pt/pt/degeit/rtd/etica