O campismo em Portugal: uma perspetiva à luz da economia das experiências

  • Diana Lopes Universidade de Aveiro
  • Filipa Brandão Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Economia das experiências, turismo, campismo, Portugal

Resumo

Sendo o campismo um tema pouco estudado a nível académico em Portugal, este estudo tem o objetivo geral de analisar as experiências associadas à prática do campismo a nível nacional, focalizando-se nas dimensões que são mais valorizadas pelo mercado de campistas de acordo com as particularidades desta experiência. Para o efeito, foi aplicada uma metodologia quantitativa, efetivada através de um inquérito por questionário aplicado a 50 campistas. Os resultados sugerem que a localização e a zona envolvente são os elementos mais importantes na eleição do local de férias, e também demonstram que as dimensões estética e escapista são as mais relevantes das quatro dimensões da experiência denidas por Pine e Gilmore (1999). Os resultados apresentados contribuem para o desenho de estratégias e ações mais ecazes, que melhorem a competitividade dos parques de campismo no contexto do setor do Turismo em Portugal.

Publicado
2018-01-01
Como Citar
Lopes, D., & Brandão, F. (2018). O campismo em Portugal: uma perspetiva à luz da economia das experiências. Revista Turismo & Desenvolvimento, (29), 31-46. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i29.886
Secção
Artigos