Estratégias de comunicação baseadas no Facebook: o caso do Posto de Turismo da Praia da Barra

  • Pedro Gonçalves
  • Rui Raposo Departamento de Comunicação e Arte - Universidade de Aveiro
  • Vitor Roque Politécnico da Guarda
Palavras-chave: Comunicação, Conteúdos Gerados pelo Utilizador, Facebook, Medias Sociais, E-tourism

Resumo

Os media sociais são, para além de uma tecnologia, uma realidade que tem ganho um crescimento e uma dinâmica transdisciplinar difícil de acompanhar em todas as suas áreas de intervenção. Com uma influência clara e crescente em numerosos sectores de desenvolvimento, nomeadamente o setor económico, do qual o turismo faz parte e onde a comunicação e a gestão de informação ágil são, inquestionavelmente, fatores determinantes para o seu funcionamento e sucesso. Hoje em dia, o acesso à Internet e a adesão em crescendo constante às aplicações de media sociais, conduziu a que a estratégia utilizada para promover os destinos turísticos se transformasse, sendo que agora, a maior parte da informação referente aos mesmos, se traduz em conteúdos gerados pelos utilizadores. Uma vez que o objetivo das Organizações de Gestão de Destinos (OGD) é a de promover os destinos turísticos, as mesmas tiveram que olhar para esta realidade como uma oportunidade a compreender e a explorar.

Tendo como base um modelo orientador para a utilização de media sociais nas atividades de comunicação das OGD com os turistas, este artigo apresenta alguns dos resultados obtidos no âmbito de uma investigação que teve como objetivo contribuir com uma estratégia de comunicação, baseada no Facebook, a aplicar pelo Posto de Turismo da Praia da Barra – situado na Freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, Portugal. Este desafio, associado a uma OGD local, permitiu recolher um conjunto de resultados que demonstraram a utilidade e evidência prática deste tipo de estratégias em cenários com recursos e amplitudes de ação e intervenção muito bem delimitados.

Publicado
2021-07-09
Como Citar
Gonçalves, P., Raposo, R., & Roque, V. (2021). Estratégias de comunicação baseadas no Facebook: o caso do Posto de Turismo da Praia da Barra. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(1), 255-277. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.8507
Secção
Artigos