Aumentar o grau de conectividade aérea dos aeroportos hub: um instrumento para melhorar a performance económica dos países da UE?

  • Maria Inês Castro
  • Maria Paula Fontoura

Resumo

Este estudo aborda a importância da conectividade aérea dos aeroportos hub para o desempenho económico dos países da União Europeia durante o período 2008-2019. Para o efeito, como primeiro passo, utilizamos duas medições diferentes da conectividade aérea - a conectividade aeroportuária e a hub, relativa aos aeroportos hub, calculadas com o Modelo Nestcan, e, de seguida, analisamos o grau de associação linear de cada uma delas com o Produto Interno Bruto (PIB) e com um conjunto de variáveis económicas (doravante designadas como VE) que, de acordo com a literatura, se espera que sejam positivamente determinadas pela conectividade aérea e impulsionem o desempenho económico de um país, nomeadamente: entradas e saídas de investimento direto estrangeiro, importações, exportações e despesas internacionais de turismo. Concluímos que o tipo de conectividade aérea adotada é relevante. Os resultados mostram que a conectividade hub tem uma maior correlação com variáveis-chave para o crescimento económico e está cada vez mais correlacionada com o PIB durante o período analisado, enquanto uma tendência decrescente ao longo dos últimos anos foi observada no que diz respeito à conectividade aeroportuária. Em seguida, testamos a magnitude e a direção da relação quantitativa entre a conectividade hub e o PIB/cada VE para os países da UE com um nível de conectividade hub de pelo menos 5% da do país com valor mais elevado (Alemanha). Por último, extraímos conclusões para cada país, com a ajuda de diagramas de dispersão e linhas de regressão.

Publicado
2022-10-03
Como Citar
Castro, M. I., & Fontoura, M. P. (2022). Aumentar o grau de conectividade aérea dos aeroportos hub: um instrumento para melhorar a performance económica dos países da UE?. Revista Turismo & Desenvolvimento, 39, 301-313. https://doi.org/10.34624/rtd.v39i0.30483
Secção
Artigos