Segmentação das rotas turísticas em Portugal Continental – Uma análise de clusters

  • Carlos Vilela da Mota
  • Fernando Gonçalves
Palavras-chave: Rotas turísticas, segmentação, análise de clusters, análise de associação

Resumo

As rotas turísticas, baseando-se em elementos imateriais, patrimoniais, culturais, gastronómicos e históricos, podem gerar postos de trabalho e benefícios económicos nos territórios em que se inserem. Em particular, podem constituir-se num importante agente de desenvolvimento nas regiões não metropolitanas. A presente investigação tem como objeto as rotas turísticas em Portugal Continental e visa: (i) A sua inventariação exaustiva e caracterização; (ii) A identificação de padrões associados ao comportamento de autoavaliar resultados; (iii) Segmentação do universo das rotas turísticas. São usadas técnicas de análise exploratória e descritiva de dados, com ênfase nas análises de associação para variáveis qualitativas e de clusters.

Publicado
2022-09-30
Como Citar
Mota, C., & Gonçalves, F. (2022). Segmentação das rotas turísticas em Portugal Continental – Uma análise de clusters. Revista Turismo & Desenvolvimento, 39, 139-154. https://doi.org/10.34624/rtd.v39i0.30432
Secção
Artigos