Os stakeholders do setor hoteleiro no Município de Inhambane, Moçambique: identificação de impactes, vulnerabilidade social e estratégias alternativas

  • Orlando Alcobia
  • Nuno Gustavo
Palavras-chave: Setor hoteleiro, stakeholders, impactes sociais, alternativas estratégicas

Resumo

O presente artigo identifica os impactes do setor hoteleiro no município de Inhambane sob o prisma dos seus principais stakeholders, mede o Índice da Vulnerabilidade Social dos stakeholders perante a atividade dos empreendimentos de hoteleiros e formula estratégias hoteleiras alternativas tendentes à maximização do desenvolvimento socioeconómico e bem-estar social local. Metodologicamente, a pesquisa segue o paradigma construtivista preconizado por Aledo e Domínguez-Gómez (2018a), apresentando um carácter misto (qualitativo e quantitativo) e assente numa abordagem participativa. Neste contexto, são entrevistados 3 proprietários de empreendimentos hoteleiros, a Associação de Hotelaria e
Turismo local, a Direção Provincial da Cultura e Turismo de Inhambane, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, sendo ainda inquiridos 279 stakeholders e 18 diretores hoteleiros. Observa-se que os principais impactes do setor hoteleiro são do foro económico, podendo-se destacar também a capacidade do setor em empoderar a população local e estimular o desenvolvimento sociocultural. Pela negativa, constatam-se impactos ao nível institucional - legal e no âmbito demográfico. Conclui-se que, apesar da indubitável relevância do setor hoteleiro para a dinamização socioeconómica do município, os seus stakeholders valorizam mais os seus impactes indiretos do que os diretos, sendo urgente implementar fóruns de auscultação comunitária que permitam melhorar a colaboração entre as empresas hoteleiras e a comunidade local.

Publicado
2022-09-28
Como Citar
Alcobia, O., & Gustavo, N. (2022). Os stakeholders do setor hoteleiro no Município de Inhambane, Moçambique: identificação de impactes, vulnerabilidade social e estratégias alternativas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 39, 343-361. https://doi.org/10.34624/rtd.v39i0.30324
Secção
Artigos