Creative Tourism as a promoter of the Sustainable Development Goals - Central Alentejo

  • Eunice Almeida Duarte UL - IPS - CiTUr Leiria
  • Noémi Marujo
  • José Manuel Simões
Palavras-chave: Turismo Criativo, Alentejo Central, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade.

Resumo

O presente artigo pretende analisar o turismo criativo como promotor dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Para atingir o objetivo do estudo foi aplicado um inquérito por questionário a empreendedores que desenvolvem atividades associadas ao turismo criativo no Alentejo Central. Para a revisão da literatura utilizaram-se as bases de dados Science Direct, Emerald e Google Scholar para indagar a correlação entre turismo criativo e ODS, nomeadamente através de artigos publicados entre 2017-2020.
O inquérito por questionário foi elaborado com base na revisão da literatura. Verificou-se que o "estado da arte" se concentra pouco na relação entre o turismo criativo e os ODS. Apesar do foco na empregabilidade, preservação do meio ambiente e cultura, parece faltar atenção à equidade de género, inclusão social e gestão de recursos.
Este estudo pode ter implicações a nível social ao permitir a compreensão da contribuição do turismo criativo para a preservação cultural e ambiental dos lugares, mas também na necessidade de mais estudos e estratégias ao nível da igualdade de género e inclusão social. O valor deste artigo está relacionado com a escassez de estudos na área, contribuindo com as análises realizadas para encontrar a visão dos empresários sobre o tema, bem como a relevância que eles atribuem a cada ODS.

Publicado
2022-09-27
Como Citar
Duarte, E., Marujo, N., & Simões, J. M. (2022). Creative Tourism as a promoter of the Sustainable Development Goals - Central Alentejo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 39, 329-341. https://doi.org/10.34624/rtd.v39i0.27283
Secção
Artigos