MENU4ALL - Sistema de acesso a menus de restaurantes para invisuais

  • Adriano Costa Instituto Politécnico da Guarda
  • Filipe Caetano Instituto Politécnico da Guarda
Palavras-chave: Turismo acessível, TIC, smartphone, TalkBack, menus

Resumo

Tendo em consideração que 15% da população mundial tem alguma incapacidade, que somente 12% do turismo europeu é acessível e que 20% da população mundial terá mais de 60 anos em 2050 (OMS, 2011), facilmente se compreende a importância que o Turismo Acessível, Inclusivo e Adaptado assume nos dias de hoje. Deste modo é fundamental dotar e capacitar os destinos turísticos com ferramentas que lhe permita tornar esses destinos mais abrangentes e acolhedores, de forma a que todos possam participar e ter um papel ativo na sociedade e em todas as oportunidades que se lhes coloquem. O Menu4ALL é um sistema que permite aos invisuais aceder de uma forma autónoma e livre, sem constrangimentos de tempo, aos menus dos restaurantes, com a indicação da composição da ementa com os pratos, bebidas e respetivo preço. Deste modo, o Menu4ALL pretende contribuir para uma sociedade mais inclusiva e participativa.

Publicado
2021-10-28
Como Citar
Costa, A., & Caetano, F. (2021). MENU4ALL - Sistema de acesso a menus de restaurantes para invisuais. Revista Turismo & Desenvolvimento, 37, 73-87. https://doi.org/10.34624/rtd.v37i0.26407
Secção
Artigos