A Realidade Virtual na Promoção Turística

Uma Perspetiva Bibliométrica sobre a Literatura Científica

  • Nuno Sousa INESC TEC
  • Elisa Álen
  • Nieves Losada
  • Miguel Melo
Palavras-chave: Realidade Virtual; Promoção turística; Análise bibliométrica; Text-mining

Resumo

A Realidade Virtual (RV) pode inuenciar a perceção dos utilizadores sobre um determinado local, através de experiências em ambientes imersivos. No contexto do turismo, a utilização desta tecnologia revela-se determinante na promoção de produtos e destinos, por melhorar a perceção do conteúdo turístico e gerar informações impactantes. Contudo, é difícil encontrar análises abrangentes a estudos sobre a RV no turismo. Para ultrapassar tal limitação, este estudo trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e retrospetiva, que combina técnicas de análise bibliométrica a 37 artigos das bases de dados Web of Science e Scopus, entre 1999 e 2020. Pretendeu-se fornecer uma visão geral sobre a produção científica no setor turístico associada à RV, identificar influências empíricas da estrutura conceitual e sugerir novos caminhos. Os resultados permitem-nos concluir que é pouco frequente o recurso à RV para fins promocionais no turismo. Constatou-se, que os estudos mais recorrentes, apresentam propostas de softwares para RV e revisões sobre conceitos tecnológicos, marketing e imagem do destino. Revelam-se
poucas evidências empíricas sobre as implicações e aplicações da RV. Considerou-se portanto, imperativo mais investigações que explorem a aplicabilidade da RV na promoção turística.

Publicado
2022-09-27
Como Citar
Sousa, N., Álen, E., Losada, N., & Melo, M. (2022). A Realidade Virtual na Promoção Turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 39, 279-290. https://doi.org/10.34624/rtd.v39i0.26241
Secção
Artigos