Análise setorial utilizando as cinco forças de Porter: estudo de caso de indústria de aplicações inteligentes para turismo

  • Viviane da Silva Souza Universidade de Aveiro
  • Isabel Maria Soares Pinto de Oliveira Universidade de Aveiro; Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego - Centro de Investigação CI&DETS
  • Domingos João Moreira Pires Universidade de Aveiro
  • Celeste Maria Dias de Amorim Varum Departamento de Economia, Gestão, Eng.ª Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo, Guias inteligentes, Aplicações móveis

Resumo

O turismo permite a participação em atividades de lazer em determinado território e os canais que veiculam a oferta turística são muito vastos, nomeadamente através de aplicações móveis. Estas permitem o acesso às mais variadas informações, sendo um dos desafios da indústria dos guias inteligentes customizarem percursos de acordo com as necessidades ou interesses particulares dos diferentes utilizadores, tornando-se uma forma prática e cómoda de planear as atividades de lazer. O mercado das aplicações móveis é diversificado e muito exigente para as empresas para poderem competir no mercado e, ao mesmo tempo, serem uma mais valia para o utilizador. Este estudo pretende dar a conhecer a perceção da tendência da competitividade no segmento da indústria de tecnologias mobile para o turismo, através de um estudo de caso utilizando, para o efeito, a teoria das cinco forças de Porter. Procurou-se, neste âmbito, conhecer um dos stakeholders (JiTT.travel) desta indústria e as suas perceções de através da técnica de recolha de dados por entrevista.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Souza, V. da S., Oliveira, I. M. S. P. de, Pires, D. J. M., & Varum, C. M. D. de A. (2017). Análise setorial utilizando as cinco forças de Porter: estudo de caso de indústria de aplicações inteligentes para turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(27/28), 305-307. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i27/28.20834