Análise setorial utilizando as cinco forças de Porter: estudo de caso de indústria de aplicações inteligentes para turismo
Resumo
O turismo permite a participação em atividades de lazer em determinado território e os canais que veiculam a oferta turística são muito vastos, nomeadamente através de aplicações móveis. Estas permitem o acesso às mais variadas informações, sendo um dos desafios da indústria dos guias inteligentes customizarem percursos de acordo com as necessidades ou interesses particulares dos diferentes utilizadores, tornando-se uma forma prática e cómoda de planear as atividades de lazer. O mercado das aplicações móveis é diversificado e muito exigente para as empresas para poderem competir no mercado e, ao mesmo tempo, serem uma mais valia para o utilizador. Este estudo pretende dar a conhecer a perceção da tendência da competitividade no segmento da indústria de tecnologias mobile para o turismo, através de um estudo de caso utilizando, para o efeito, a teoria das cinco forças de Porter. Procurou-se, neste âmbito, conhecer um dos stakeholders (JiTT.travel) desta indústria e as suas perceções de através da técnica de recolha de dados por entrevista.