Fluxos turísticos internacionais: um estudo de segmentação

  • Paulo Águas Instituto Politécnico do Algarve
  • Paulo Rita Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa
  • Jorge Costa Universidade Fernando Pessoa
Palavras-chave: Segmentação, Organizações nacionais de turismo, Marketing internacional, Estados membros da união europeia, Análise de clusters

Resumo

O Estado, através das Organizações Nacionais de Turismo, desempenha um papel crucial no marketing do país enquanto destino turístico internacional, o que pressupõe o conhecimento dos mercados, nomeadamente através de exercícios de segmentação. Um estudo empírico sobre 15 Estados Membros da União Europeia, enquanto emissores de fluxos turísticos para o espaço comunitário, revelou a existência de dois segmentos, obtidos a partir da aplicação da análise de clusters a oito variáveis económico-sociais.

Publicado
2004-01-01
Como Citar
Águas, P., Rita, P., & Costa, J. (2004). Fluxos turísticos internacionais: um estudo de segmentação. Revista Turismo & Desenvolvimento, (2), 79-87. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i2.14116
Secção
Artigos