The development of a systematic approach to government involvement in international tourist events

  • Carlos Manuel Gonçalves Costa Instituto Superior de Economia e Gestão
  • Luís Miguel Mota Henriques Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Palavras-chave: Turismo, Eventos Internacionais, Impactos, Marketing, Portugal

Resumo

Pese embora o reconhecimento de que a captação e organização de eventos turísticos de âmbito internacional possa trazer inúmeros benefícios para os destinos turísticos, o que parece prevalecer é uma abordagem ah-hoc na utilização destes como instrumento de marketing turístico. A principal consequência da ausência de estratégia é a não maximização dos benefícios proporcionados pelos eventos. Nesse sentido, torna-se necessária uma abordagem mais planeada e sistemática em relação à captação e organização dos eventos, de forma a que se possa tirar o máximo partido das oportunidades subjacentes à organização de eventos de dimensão internacional. Assim, o objectivo deste artigo é o de abordar a necessidade dos Governos se envolverem de forma sistemática no apoio a eventos de índole internacional. No final, a estratégia portuguesa é apresentada e avaliada.

Publicado
2004-01-01
Como Citar
Costa, C. M. G., & Henriques, L. M. M. (2004). The development of a systematic approach to government involvement in international tourist events. Revista Turismo & Desenvolvimento, (2), 69-78. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i2.14113
Secção
Artigos