A importância económica do turismo

  • Artur Cabugueira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: Impactos, Desenvolvimento regional, Desenvolvimento turístico, Análise multiplicadora

Resumo

O turismo é uma actividade económica extremamente importante, podendo desempenhar um papel decisivo em termos de desenvolvimento de determinadas regiões, onde, por vezes, não existem outras alternativas para alcançar esse objectivo.
Neste artigo, analisamos os principais impactos económicos do turismo, nomeadamente sobre os rendimentos e o emprego, a balança de pagamentos e as receitas dos governos.
Fazemos ainda uma abordagem dos efeitos multiplicadores do turismo, técnica usada para calcular os impactos contínuos das despesas do turismo na economia.
Referimo-nos, em seguida, a alguns aspectos relacionados com a importância do turismo no crescimento e desenvolvimento regional. Verificámos que o turismo pode dinamizar as potencialidades naturais e histórico-culturais das regiões mais deprimidas. Acrescentámos, contudo, que não é o turismo que fomenta o desenvolvimento dum determinado país ou região, mas sim o seu próprio nível de desenvolvimento, que converte o turismo numa actividade favorável ou não a esse processo.
Finalmente, abordamos também a questão relacionada com o papel do turismo no desenvolvimento económico regional dos países desenvolvidos, através da redistribuição do rendimento nacional, em benefício das regiões receptoras. A este propósito, apresentamos os argumentos de determinados autores que contrariam a visão clássica de que o turismo é um factor de convergência no desenvolvimento dos vários países, concluindo que o turismo não deixa de ser importante para o desenvolvimento, mas que este não depende exclusivamente dele, mas também do grau de desenvolvimento dos outros sectores da economia.

Publicado
2005-01-01
Como Citar
Cabugueira, A. (2005). A importância económica do turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (4), 97-104. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i4.13885
Secção
Artigos