Modelos de financiamento – fator estratégico de desenvolvimento de turismo sustentável

  • Teresa Ferreira Departamento de Desenvolvimento e Comunicação do Instituto de Turismo de Portuga
Palavras-chave: Turismo, QREN, desenvolvimento sustentado do turismo

Resumo

Os quadros comunitários são um forte incentivo ao desenvolvimento territorial e estão assentes em fatores de inovação e modernização, de qualificação dos recursos humanos e de valorização do território. Estão assentes na preocupação das questões ambientais e de sustentabilidade, nos fatores imateriais de competitividade das empresas e dos territórios.

Neste caso específico pretendemos dar o nosso contributo sobre o QREN, que poderá ser uma oportunidade para aprofundar as experiências do anterior Quadro Comunitário de Apoio. O objetivo é contribuir para consolidar o caminho do desenvolvimento sustentado do turismo, no âmbito do futuro QREN, através de três linhas de ação que entendemos como fundamentais: A criação de um label associado a boas práticas de turismo sustentável, e aplicável a diferentes tipologias de projetos e iniciativas; A informação/formação através da disponibilização de mais informação e promoção de formação junto dos potenciais promotores;  e finalmente a articulação entre fontes de financiamento sectorial e institucional, de forma a congregar para os mesmos objetivos estratégicos prioritários de desenvolvimento territorial as diferentes fontes e sistemas de financiamento que vierem a ser definidos.

Publicado
2006-01-01
Como Citar
Ferreira, T. (2006). Modelos de financiamento – fator estratégico de desenvolvimento de turismo sustentável. Revista Turismo & Desenvolvimento, (6), 133-137. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i6.13813
Secção
Turismo Sustentável