Aldeias de xisto – um novo destino no centro de Portugal

  • Associação de Desenvolvimento Pinus Vende Centro Dinamizador das Aldeias do Xisto
Palavras-chave: Aldeias de xisto, turismo, desenvolvimento turístico, Pinhal interior

Resumo

Atualmente a aldeia reassume uma elevada centralidade no nosso mundo. Nas Aldeias do Xisto assistisse-se ao ressurgir de novas comunidades, que voltam a insuflar de vida esses espaços de partilha. Pessoas que procuram um novo estilo de vida, em comunhão com as populações locais e com as suas tradições. A aldeia “reclama” o seu lugar de direito na vida moderna e molda alternativas.

As pessoas e empresas que fazem das Aldeias do Xisto o centro do seu mundo têm, em comum, a vontade de que a preservação e a promoção do meio rural sejam os pilares de um novo estilo de vida e de uma nova economia sustentada. Ao longo dos últimos anos, 23 Aldeias do Xisto distribuídas por 13 Municípios do Pinhal Interior foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento.

É objetivo deste artigo refletir sobre o desenvolvimento deste projeto subjacente a uma logica de sustentabilidade e às transformações que ocorreram no território com a implementação desta rede.

Da análise dos resultados deste artigo prevê-se que possam surgir uma nova base económica através da recuperação das tradições, da valorização do património arquitetónico construído, da dinamização das artes e ofícios tradicionais e da defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.
Publicado
2006-01-01
Como Citar
Vende, A. de D. P. (2006). Aldeias de xisto – um novo destino no centro de Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, (6), 95-100. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i6.13803
Secção
Turismo Ativo e Desportivo