Potencialidades eco-cinegéticas da serra da Lousã

  • Carlos Fonseca Universidade de Aveiro
  • A. Alves da Silva Universidade de Coimbra
  • J. Alves Universidade de Coimbra
  • J. Cancela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • A. M. V. M. Soares Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Serra da Lousã, biodiversidade, espaço rural

Resumo

A importância da riqueza biológica e ecológica da Serra da Lousã foi recentemente reconhecida nacional e internacionalmente pela sua inclusão na proposta da Rede Natura 2000, referente a sítios classificados por possuírem habitats e espécies de interesse comunitário, ao abrigo da diretiva “Habitats”. Efetivamente, a Serra da Lousã alberga diversificados habitats e comunidades vegetais e animais relevantes em termos de biodiversidade e conservação da Natureza.

A implementação de medidas de ordenamento e gestão da serra da lousã poderá contribuir para a obtenção de populações animais mais estáveis contribuindo desta forma para um maior beneficio ecológico e socioeconómico. Pretende-se neste estudo estudar a forma como a implementação de um plano global de gestão para as pessoas da serra da lousã, pode contribuir para o ordenamento deste espaço natural de inigualável valor. Só possível através da compatibilização das atividades humanas com os valores naturais existentes e que podem resultar num desenvolvimento harmonioso e sustentado de um espaço rural com elevado potencial cultural, social e natural.

Publicado
2006-01-01
Como Citar
Fonseca, C., Silva, A. A. da, Alves, J., Cancela, J., & Soares, A. M. V. M. (2006). Potencialidades eco-cinegéticas da serra da Lousã. Revista Turismo & Desenvolvimento, (6), 73-82. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i6.13799
Secção
Turismo Ativo e Desportivo